BBC Brasil produz série de reportagens sobre os Anos de Chumbo.

ditadura

O regime militar deixou marcas profundas no corpo e na alma de muitos brasileiros. Com a proximidade do aniversário de 50 anos do golpe, em primeiro de abril, muitas vítimas dos anos de chumbo iniciam um período de reflexão, em que dolorosas lembranças voltam à tona.

Durante a próxima semana, a BBC Brasil publicará uma série de reportagens sobre o tema, abordando diversos aspectos do período militar no Brasil e destacando personagens que, com suas histórias, trazem à vida os fantasmas dos 21 anos entre a queda de João Goulart e a Nova República.

A primeira entrevista é com o correspondente da BBC Brasil em Washington, Pablo Uchôa, cujo pai foi uma das vítimas. Militante trotskista, ele cumpriu pena de prisão em Pernambuco nos anos 70, depois de ter passado três meses em uma prisão “dantesca” do Dops em Recife.

Em seu depoimento, Uchôa narra a trajetória de seu pai e relembra a forma como ele encarou as dificuldades do período, transformando o legado da ditadura “não em rancor, mas em consciência política para os seus filhos”.

A partir de segunda-feira, 27/03/2014, este blog reproduzirá as entrevistas para que a juventude brasileira tenha a exata dimensão do que a Ditadura Militar no Brasil, pelo depoimento daqueles que direta ou indiretamente sofreu a arbitrariedade deste período sangrento e covarde de nossa história.

Por; Adão Lima de Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *