Codevasf doa kits para famílias no norte da Bahia

download (1)Cerca de 21 famílias de comunidades rurais dos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, localizadas na região norte da Bahia, já estão utilizando os Kits para irrigação familiar, doados pela Codevasf, através da 6ª superintendência regional e do Escritório de Apoio Técnico de Paulo Afonso – 6ª / EPA.

Os equipamentos começaram a ser entregues no ano passado, e só agora, há cerca de dois meses, a doação foi finalizada. Para o interior do município de Paulo Afonso, foram entregues nove Kits e para Santa Brígida 12 equipamentos foram repassados.

O recurso utilizado para doação dos Kits, de cerca de R$ 15,9 mil, são oriundos da secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, através de dois programas vinculados ao Plano Brasil sem Miséria: Água para Todos (2ª água) e Inclusão Produtiva (Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária), e contemplou famílias inscritas em outros programas sociais do governo federal, que desenvolvem atividades ligadas a pequena agricultura de subsistência.

Cada Kit para irrigação de hortas familiares custa aproximadamente R$ 760, e é composto basicamente por 21 itens, entre conexões, adaptadores, filtro de tela, registro, bobina de tubo gotejador e tubos condutores de polietileno, e pode ser usado para irrigar uma área de até 500m² através do sistema de gotejamento localizado, considerado atualmente um dos mais eficientes em termos de economia de água durante a irrigação de plantas. Outra alternativa para o uso dos Kits é a produção de forrageiras para alimentar pequenos rebanhos de caprinos e ovinos.

No município de Paulo Afonso foram beneficiadas as comunidades de Campos Novos (2 Kits), Caiçara I (2), Mandacaru (1), Juá (1) e Boa Esperança (3). Em Santa Brígida receberam o equipamento as localidades de Ingazeira (1), Fortaleza (1), Serra das Drenhas (1), Canabrava (2), Poço da Carteira (1), Minuim (1), Baixa do Mulungú (2), Aroeira (1), Buri (1) e Caraibeiras (1).

Em pouco mais de dois meses, as famílias beneficiadas já estão colhendo os frutos desta ação. Em janeiro deste ano, segundo o técnico da Codevasf, seis pequenos produtores de hortaliças já tinham realizado o plantio e encontrava-se em fase de desenvolvimento. E disse que “o objetivo da Codevasf é apenas ajudar as famílias a desenvolverem uma atividade produtiva, que venha a aumentar a renda familiar. O acompanhamento técnico deverá ficar a cargo de órgãos estaduais ou a própria prefeitura, através de suas secretaria de agricultura.”

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro – 6ª SR, “ações como essa dignificam o trabalho que desenvolvemos em comunidades carentes da região, e tornam mais amenas as dificuldades que essas localidades enfrentam devido aos períodos de estiagem”.

Em Paulo Afonso, onde fica localizado o Escritório de Apoio Técnico da 6ª SR, o chefe do escritório acompanhou essas ações, em conjunto com o corpo técnico lotado naquela representação. Ele afirma que “pequenas ações como essa são decisivas para as famílias do interior, que carecem de atenção e de condições melhores de vida, principalmente na região semiárida.”

Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional

Codevasf – 6ª SR

Juazeiro/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *