Facebook confirma utilização de drones para levar Internet a regiões pobres

droneO Facebook confirmou seus planos de usar drones para levar Internet a regiões pobres e distantes, dando prosseguimento ao planejamento de conectar o os dois terços da população global que ainda não tem acesso à rede.

Os drones se movimentam de forma autônoma à base de energia solar e fazem parte do projeto Internet.org, liderado pela rede social, mas com apoio de várias outras empresas, como Ericsson, Nokia, Samsung e Qualcomm.

A tecnologia deve permitir que os drones voem a uma altura de 20 quilômetros do solo, o que fica bem acima do espaço aéreo comercial. A área também seria boa por reduzir riscos com ventos e tempo capazes de interferir com o voo.

Os engenheiros do Facebook estão trabalhando com especialistas no espaço aéreo, que incluem equipes da Nasa, com o objetivo de melhorar a transmissão de dados pelo ar. Até o momento, eles trabalham em um sistema chamado FSO (Free-Space Optical Communication) que utiliza lasers para realizar a comunicação entre o solo e o drone.

O grande problema de levar Internet a regiões remotas e pobres é a infraestrutura. O custo para implantar a tecnologia necessária para conectar uma área normalmente acaba não valendo a pena e, por isso, empresas estão procurando maneiras alternativas.

Fonte: iMasters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *