OSCAR 2014: O PRIMEIRO DIRETOR NEGRO DE HOLLYWOOD.

OSCAR 2014CINEMA – O longa-metragem “12 anos de escravidão” faturou o Oscar de melhor filme, agora, em março, coroando o britânico Steve McQueen, de 44 anos, como o primeiro cineasta negro a vencer, com seu terceiro filme, o principal prêmio de Hollywood.  Seus trabalhos anteriores foram “Fome” (2008) e “Shame” (2011).

A história de “12 anos de escravidão” (12 Years a Slave)  é baseada em fatos reais. O drama é uma adaptação da autobiografia homônima, escrita em 1853  por  Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo.

Ele foi obrigado a trabalhar em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de ser libertado.

.A filmagem principal teve como cenário a cidade de Nova Orleans, Louisiana, de 27 de junho a 13 de agosto de 2012, Os locais utilizados foram quatro propriedades rurais nas proximidades da fazenda onde Northup foi mantido.

Com um orçamento de produção de $20 milhões, em 2 de março de 2014, na 86ª edição do Oscar, o longa venceu 3 prêmios: o de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o) e Melhor Roteiro Adaptado.

Ao receber a estatueta, disse o diretor do filme, Steve McQueen:

“Eu li este livro, e eu estava totalmente atordoado. Ao mesmo tempo eu estava muito chateado comigo mesmo que eu não conhecia esse livro. Eu vivo em Amsterdã, onde Anne Frank é uma heroína nacional, e para mim este livro é como o diário de Anne Frank, mas escrito 97 anos antes – um relato em primeira mão da escravidão.”

Cópias do filme serão distribuídas em escolas públicas dos Estados Unidos a partir de setembro, juntamente com o livro que inspirou o filme, escrito pelo próprio Northup.

Os ganhadores dos outros prêmios foram:

Ator – Matthew McConaughey, por “Clube de Compras Dallas”

Atriz – Cate Blanchett, por “Blue Jasmine”

Ator Coadjuvante – Jared Leto, por “Clube de Compras Dallas”

Diretor – Alfonso Cuarón, por “Gravidade”

Roteiro Original – “Ela”, escrito por Spike Jonze
Filme Estrangeiro -“A Grande Beleza” (Itália)

Trilha Sonora – Steven Price, por “Gravidade”

Efeitos Visuais -“Gravidade”

Fotografia – “Gravidade” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *