Primeiro Editorial

A Cidadania Ativa.

20130618082336643118o

A cidadania, tal qual assegurada na Constituição de 1988, não se concretizará sem uma vigilância diuturna por parte do cidadão dos atos de nossos representantes: Gestores, Parlamentares, Magistrados e demais autoridades.

Por isso, colocamos a serviço do cidadão o blog CIDADANIA ATIVA, como ferramenta útil ao propósito de informar cada pessoa sobre se os bens públicos são administrados para atender o interesse comum coletivo, ou se para satisfazer interesses privados.

Pois, uma sociedade é tanto mais civilizada quanto mais for fiscalizado pelo cidadão o Poder. Porque não basta apenas escolhermos nossos representantes, votando nesse ou naquele candidato se, passadas as eleições não mantivermos sob forte vigilância a conduta dos eleitos, a fim, de inibir atitudes prejudiciais ao erário público.

Para tanto, faz-se necessário o cidadão compreender, e em hipótese alguma declinar desse dever, que é direito seu exigir a melhor e mais eficiente aplicação do dinheiro pago pelo contribuinte, em impostos, taxas e tarifas. E, consequentemente, cobrar dos gestores a realização das políticas públicas que efetivem, de fato, a cidadania, com segurança, saúde, educação, trabalho e lazer, em níveis de suficiência e qualidade condizentes com a Dignidade da Pessoa Humana.

Ademais, no Brasil, o eleitor não pode mais se dá ao luxo de ser conivente com condutas que afrontam à Eficiência e à Moralidade da Administração Pública, contemporizando com políticos e outras autoridades que se valem dos cargos públicos para fazerem orgias com o dinheiro do contribuinte, desviando verbas da Educação e Saúde e, assim, direta ou indiretamente, condenando milhões à miséria e á marginalidade ou à morte em macas sujas de hospitais sucateados, enquanto o dinheiro se esvai pelo esgoto da corrupção, em tenebrosos esquemas fraudulentos.

É preciso, estar atento a cada medida tomada pelos “intocáveis senhores da República”. E exigir deles conduta ilibada, afim, de se tronarem dignos de representar o cidadão honesto que, incansavelmente, trabalha duro para sustentar esse país e transformá-lo num lugar decente para criar seus filhos, onde Lealdade e Respeito sejam os alicerces da Ordem e Progresso.

Assim sendo, colocamos à disposição do cidadão do Vale do São Francisco este instrumento de informação, cujo enfoque será sempre a notícia com isenção e verdade, a fiscalização cotidiana dos poderes republicanos, para estimularmos o Exercício da Cidadania.

Para atender aos propósitos do blog CIDADANIA ATIVA, elencamos as diretrizes tomadas como REGRAS:

Art. 1º. Não serão publicados:

I- Comentários anônimos ou que contenham insultos, agressões ou palavras inadequadas;

II-Comentários com conteúdo racista, calunioso, injurioso ou difamatório, preconceituoso ou discriminatório, ou, ainda, que violem leis ou normas vigentes no país;

III-Comentários que incitem á violência ou o desrespeito contra pessoas e instituições;

IV-Material publicitário, de merchandising ou propaganda político- partidárias não institucionais;

Art. 2º. Os comentários publicados poderão ser removidos a qualquer tempo, em caso de denúncia de violão de alguma das regras acima ou que sejam impertinentes com o tema abordado na matéria.

Os Administradores.