Se bula! – Comece hoje a caminhar

educação fisicaÉ fato, que nossa sociedade e sua história de evolução, em se tratando de CAPACIDADE AERÓBICA, não se apercebeu de prejuízos evidentes à saúde, acidentalmente ou intencionalmente, ao que se refere a incentivar práticas de atividades físicas reconhecendo seus benefícios. A questão é que todo dia pode ser segunda feira, pois não existe empecilho real a adesão de uma proposição inicial de atividade física como fator comportamental e de contribuição para melhoria da qualidade de vida.

No propósito ideal que se deseja, faz-se necessário dizer que o conceito de SAÚDE importante imediatamente é a intervenção nos aspectos físicos em modo primário, não querendo realizar a discussão evidente dos seus “multifatores”, pois serão utilizados como desculpas a não adentrar aos programas possíveis por encontrar obstáculos que sempre existiram e não tem muita gente interessada em modificar esse cenário. Mesmo assim diversas doenças sofrem influência direta das atividades físicas, entre essas a OBESIDADE, ARTRITE, OSTEOPOROSE, DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, tais sofrem drasticamente influência da atividade física, sendo essa o modo convidativo da busca de mudanças significativas em seu quadro.

Um programa inicial de atividade física sem desculpas iniciais qualquer pessoa poderá desenvolver, pois de maneira ideal a segunda feira nunca chegará, mas, não querendo descartar que aos que tem possibilidades financeiras, use-as, já que são importantes, mas, não inviabilizadores de um programa de qualidade de vida através da pratica de atividade física. 1- IDENTIFICAR QUAL ATIVIDADE QUE VOCE GOSTA; 2- SE EXISTE OU NÃO EM SUA CIDADE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FISICA QUE REALIZE UM ACOMPANHAMENTO ESPECIFICO NESSA ATIVIDADE; 3- AVALIAÇÃO FISICA E AVALIAÇÃO CLINICA; 4- ESCOLHA DO MATERIAL ADEQUADO: tênis, vestimenta, relógio, agua, monitor cardíaco, entre outros individuais.

Todos esses elementos serão importantes, mas, não lhe impedirá de partir para uma caminhada em qualquer local, preferencialmente arborizado, ter como ponto inicial uma prática de caminhada de trinta minutos, três vezes por semana numa intensidade moderada. A adoção desses hábitos representa maneira eficiente para redução e prevenção de inúmeras patologias, quais no mundo, clarividente, é gritante o numero de mortes causadas pelo sedentarismo. Aspectos preventivos nem sempre são valorizados, no local que submete sua população a medicalização, mesmo sabendo que prevenir é o melhor remédio, como também que as atividades aeróbicas são fatores essenciais a esses benefícios, sendo bastante divulgados pelo ACMS, e diversos autores renomados mundialmente no aspecto da saúde e qualidade de vida.

Algumas certezas dessa intervenção, além do que já supracitado, tem sua significância vislumbrando sempre um avanço no nível de intensidade da atividade, ou a simples modificação de forma de execução da mesma. Inicialmente será o convite justificado, com uma forma primordial, pois a mudança de hábitos é possível, e a CAMINHADA é a porta de entrada.

Cícero Átila Martins dos Santos
Professor Especialista em Educação Física

2 Responses to Se bula! – Comece hoje a caminhar

  1. Robério Vieira Fraga disse:

    Parabéns professor Cícero Átila,tem muita gente esperando um incentivo como esse para poder se bulir.

  2. Wagner Libório disse:

    Muito bom, Estávamos meio que carente de um espaço com esse!! #ParabénsaosPensadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *