Arquivos da Seção: Ciência e Tecnologia

Quais profissões estão ameaçadas pelos robôs?

RobosSe você está sentado em frente a um computador, dirigindo um táxi ou fazendo faxina, pare por um momento e pergunte a si mesmo: um robô poderia fazer este trabalho melhor do que eu? Provavelmente, a resposta é sim.

O debate sobre se as máquinas vão dispensar a força de trabalho humana já não está mais restrito aos filmes de ficção científica.

A consultoria Boston Consulting Group prevê que, em 2025, até um quarto dos empregos seja substituído por softwares ou robôs, enquanto que um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que 35% dos atuais empregos no país correm o risco de serem automatizados nas próximas duas décadas.

Mas há outras profissões que estão sob ameaça? A BBC enumera alguma delas.

Motoristas de táxi
Motoristas de táxi ao redor do mundo vêm travando uma batalha com o aplicativo de carona paga Uber. Mas tanto o Uber quanto fabricantes de veículos e até mesmo o Google já estão buscando criar um serviço que dispense a presença do motorista.

No final deste ano, módulos de táxi automatizados vão começar a operar nas ruas da cidade de Milton Keynes, na Inglaterra, oferecendo corridas pela cidade. O governo britânico está atualizando as placas de trânsito para viabilizar o funcionamento dos carros sem motorista.

No entanto, para Steven McNamara, presidente da Licensed Taxi Drivers Association, o principal sindicato da categoria no Reino Unido, carros sem motorista não ameaçam o emprego de taxistas.

“Veículos autônomos vão precisar de mudanças na legislação para poderem operar nas ruas britânicas, a tecnologia ainda engatinha e não foi completamente testada em ambientes urbanos. Na realidade, há dúvidas sobre se os carros automatizados vão compartilhar o mesmo espaço com veículos tradicionais”.

Operários de fábrica
Na China, humanos estão construindo robôs que eventualmente os substituirão. A primeira fábrica apenas operada por robôs está sendo construída na cidade de Dongguan, famoso polo operário da China.

A planta, controlada pela Sehnzhen Evenwin Precision Technology, busca reduzir a força de trabalho dos atuais 1,8 mil funcionários em 90%, segundo Chen Zingui, presidente do Conselho de Administração da companhia.

Mas as ambições chinesas vão além de uma simples fábrica. Desde setembro do ano passado, um total de 505 fábricas em Dongguan investiu o equivalente a R$ 2,6 bilhões na aquisição de robôs. O objetivo é substituir mais de 30 mil operários, segundo o Escritório de Tecnologia de Informação e Economia de Dongguan.

A Foxconn, por exemplo, que fabrica aparelhos eletrônicos como os iPhones da Apple, também planeja um exército de robôs, embora suas ambições sejam muito mais modestas – com a substituição de 30% da atual força de trabalho nos próximos cinco anos.

Jornalistas
Cada vez mais companhias vêm oferecendo softwares capazes de coletar dados e transformá-los em textos minimamente compreensíveis.

Isso significa que, em um futuro próximo, as reportagens não serão mais escritas por jornalistas. Kristian Hammond, chefe-cientista da Narrative Science, uma plataforma que gera conteúdo narrativo automatizado, estima que, em 15 anos, 90% das notícias serão escritas por máquinas.

Ele diz, contudo, que isso não significa que 90% dos jornalistas vão perder seu trabalho. “Isso significa que os jornalistas vão poder ampliar seu campo de atuação. O mundo das notícias vai se expandir”, assinala. “Os jornalistas não vão precisar escrever reportagens a partir de dados. Tudo será feito por máquinas”, acrescenta.

Médicos
Robôs podem não ser os melhores acompanhantes, mas certamente são capazes de analisar dados para descobrir possíveis tratamentos para doenças.

O Watson, um supercomputador da IBM, está atuando em conjunto com dezenas de hospitais nos Estados Unidos para oferecer recomendações sobre os melhores tratamentos para diversos tipos de câncer. E a partir do software desenvolvido pela companhia, também está ajudando a detectar câncer de pele em estágio inicial.

Por anos, robôs também vêm ajudando médicos a realizarem cirurgias. A velocidade é um fator crucial no sucesso de tais operações e as máquinas são capazes, por exemplo, de costurar vasos sanguíneos muito mais rápido do que os humanos.

A cirurgia automatizada, contudo, não é infalível e um relatório de segurança recente mostrou que essas operações estavam associadas a pelo menos 144 mortes nos Estados Unidos na última década. Atualmente, homem e robô vêm trabalhando lado a lado na medicina, mas talvez o cenário mude no futuro, acreditam especialistas.

“Dificilmente os médicos vão ceder o controle do tratamento dos seus pacientes às máquinas”, afirmou o cientista Jerry Kaplan, em seu livro Humans Need Not Apply. “Mas futuramente, quando houver evidências de que as máquinas são a melhor opção, pacientes vão pedir para serem diagnosticados por robôs, que são definitivamente mais baratos do que seres humanos”.

Barman
O cruzeiro de luxo Anthem of the Seas lançou recentemente uma ideia pioneira: um bar automatizado a partir da Shakr Makr, uma máquina desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) há alguns anos.

As bebidas podem ser pedidas por meio de um tablet e usuários não estão limitados ao menu que recebem à mesa – eles podem, inclusive, criar seu próprio coquetel.

O braço robótico mistura o coquetel e o coloca em um copo de plástico (para evitar acidentes) que é acoplado a uma tina (as habilidades da máquina ainda não são muito precisas). Toda a operação é feita com certo glamour, contudo ─ a máquina não só mistura o coquetel quando o sacode antes de terminá-lo.

A reportagem da BBC provou dois coquetéis feitos por um robô e dois outros por um barman. O resultado foi heterogêneo. Na opinião da reportagem, as bebidas preparadas pela máquina, no entanto, não eram saborosas ─ faltou-lhes apuro, como o toque final de limão que o barman.

Os exemplos ilustram ambas as possibilidades e as limitações dos robôs. Mas cada uma das profissões poderia ser, em certa medida, substituída pelas máquinas. Algumas delas, inclusive, já vem sendo cada vez mais automatizadas. Mas o que os seres humanos vão fazer quando suas habilidades não tiverem mais utilidade?

Para Martin Ford ─ autor do livro Rise of the Robots (“Ascensão dos Robôs”, em tradução livre), o mundo enfrentará desemprego em massa e um colapso financeiro a menos que sejam implementadas mudanças radicais, como a garantia de um salário mínimo.

Por ora, o que os humanos vão fazer com o seu tempo livre é mais difícil de ser avaliado ─ alguns pensam em passar mais tempo na praia, outros defendem a manutenção do toque humano no local de trabalho.

“Espero que professores, médicos e juízes permanecerão humanos porque às vezes você precisa de alguém para conversar”, afirmou à BBC Nello Cristiani, professor de Inteligência Artificial da Universidade de Bristol.

Os gráficos foram baseados nas seguintes fontes: ‘The Future of Employment: How susceptible are jobs to automation’, de Michael Osborne e Carl Frey, da Universidade de Oxford. As estimativas representam o número de empregos no Reino Unido e salários médios a partir de dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) e da consultoria Deloitte.

Contribuinte poderá atualizar CPF pela internet a partir desta segunda

CPFA partir desta segunda-feira (16), o contribuinte poderá atualizar seu CPF pela internet. A Receita Federal oferecerá, na página do órgão na rede mundial, um formulário eletrônico que permite a alteração instantânea de dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor.

Segundo a Receita, o serviço estará disponível 24 horas por dia e poderá ser usado tanto por brasileiros como por estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. O órgão estima que 191 milhões de contribuintes serão beneficiados pela ferramenta. O novo serviço será gratuito. Atualmente, o contribuinte que deseja atualizar o CPF precisa ir a uma unidade dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e deve pagar R$ 7 de tarifa de serviço.

Também a partir de amanhã a Receita lançará os novos modelos de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CPF, que continuarão a ser emitidos na página da Receita Federal. A principal mudança está na forma de autenticação, que será feita por meio de QR Code, tipo de código usado em dispositivos móveis.

Atualmente, os comprovantes podem ser emitidos na página da Receita na internet. No entanto, de acordo com o órgão, o serviço é pouco usado porque a autenticação exige que os dados do documento (número de inscrição, código de controle, data da emissão e hora da emissão) sejam informados na íntegra para validação. Os dados dos comprovantes CPF com o QR Code serão validados em tempo real com as informações constantes na base de dados da Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil

O Governo deveria estatizar o Uber e privatizar a Petrobras

UBERJá está provado que a proibição de uma tecnologia nunca foi bem sucedida. Ela sempre é cultivada por entusiastas e reaparece anos depois e é estimulada por novos grupos no poder ou apropriada de uma nova forma.

Mas é importante que não confundamos a tecnologia com o agente dela. A Apple é a empresa que inovou em computadores, o Google com uma ferramenta de busca, a Facebook com uma rede social. O Uber inova em serviço. A tecnologia de comunicação e pagamento por celular não é igual ao Uber e pode e deve ser apropriada por outros agentes.

Não se pode negar que o modelo de negócio é muito esperto. O Uber criou uma categoria de serviço que lucra muito, não paga impostos e obriga o Estado a fiscalizar, até mesmo porque é o único que consegue isso. Além disso, nem precisa investir muito em propaganda, pois os próprios usuários já fazem isso espontaneamente. Sem contar que a melhor ferramenta de marketing do UBER são os próprios taxistas, que alardeiam a chegada do concorrente gritando a todo pulmão, e param as cidades para promover a marca da empresa.

Deixando de lado o aspecto descolado e moderno de sua proposta, não devemos esquecer que tal empresa é uma multinacional que visa exclusivamente o lucro. O UBER não é “bonzinho”, é um negócio agressivo que está promovendo disrupção num modelo estabelecido, tornando-se um novo intermediário num mercado degradado, ao promover uma forma de transporte mais “burguesa”.

O Uber não é esse profeta da Era Digital que pintam, nem veio resolver nossos problemas de mobilidade urbana. É um app que dá conforto e comodidade para a parcela da população que pode pagar por esse privilégio e não usa uma tecnologia tão revolucionária por si só.

O mais curioso é ver as pessoas defenderem o Uber dizendo que estão proibindo por motivos “econômicos”. Por acaso o Uber é um serviço público? Mas deveria.

Apesar de a startup ter um valor de mercado elevadíssimo, na casa dos US$ 50 bilhões (superando todas as empresas da Bovespa, menos a Ambev), tem uma estrutura enxuta e um potencial gigantesco. Se fosse uma empresa pública, não seria uma boa opção para cabides de empregos. O Governo, que já teria que controlar e fiscalizar o serviço mesmo, também lucraria com esse novo modelo de negócio.

Daria até para resolver um outro problema e privatizar a Petrobrás, que vale hoje um pouco mais da metade do Uber (US$ 29 bilhões) e nem seria preciso explicar os motivos, dadas as atuais circunstâncias observadas nos noticiários diariamente. Mas mesmo se não faça isso, estatizar o conceito do Uber é algo que deveria ser feito urgentemente. Eu apostaria que o primeiro país que fizesse isso geraria um efeito em cascata de outros países rapidamente.

Todos ganhariam com isso, passageiros, motoristas e o governo. Bom, todos menos o Uber. Mas aí já é um problema dele, não tenho pena.

Por:Pedro Guadalupe, Diretor do portal Bhaz e profissional de marketing político digital, publicado no BR 247.

Embaixadora dos Estados Unidos visitará Petrolina

liliana-ayladePETROLINA – A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, virá a Petrolina nesta quinta-feira (28). A visita também contará com a presença do cônsul geral dos EUA no Recife, Richard Reiter, que já foi outras vezes ao Vale do São Francisco.

Para conhecer as potencialidades da região, Liliana Ayalde vai visitar a barragem de Sobradinho e a empresa Agrobrás – produtora e exportadora de uvas e mangas.

Após visita à cidade, a embaixadora seguirá para o Recife, onde vai participar da cerimônia de encerramento do programa ‘Futuras Cientistas’, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

No programa, 11 estudantes e quatro professoras de escolas públicas desenvolveram projetos de pesquisa científica nas instalações do Cetene durante as férias de janeiro. Além de prestigiar o evento, a embaixadora também participará de encontro com o governador Paulo Câmara.

Contribuinte de Juazeiro pode emitir alvará pela internet

Prefeitura JuazeiroJUAZEIRO – A emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para recolhimento da Taxa do Alvará de Funcionamento (TFLF) está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro (BA) a partir de hoje (12). Os valores não superiores a R$ 338,31 deverão ser pagos em cota única até o dia 29 de fevereiro. Os valores superiores a R$ 338,31 poderão ser pagos em duas parcelas, sendo o vencimento da primeira no dia 29 de fevereiro e a segunda em 30 de junho.

Os contribuintes poderão imprimir o DAM através do site www.juazeiro.ba.gov.br, no link “arrecadação”, ou solicitar a sua impressão no Serviço de Atendimento Municipal, na Secretaria da Fazenda Municipal, ou ainda na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop), na rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro da cidade.

Richard Dawkins: “O criacionismo é um insulto ao intelecto”

dawkinsTalvez nenhum cientista da atualidade seja tão polêmico quanto o biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins.

Autor do clássico O Gene Egoísta, que deu a ele notoriedade por inovar a forma como enxergamos a evolução e a genética, em anos recentes Dawkins encabeçou uma verdadeira cruzada científica contra o pensamento dogmático e religioso – o que, é claro, lhe rendeu um rebanho de inimigos ferrenhos. “O criacionismo é um insulto ao intelecto”, declarou o cientista em entrevista exclusiva concedida a GALILEU nesta terça-feira (26).

O biólogo darwinista falou sobre religião e o embate contra o criacionismo, discutiu as pretensas relações entre a epigenética e o lamarckismo, apresentou sua visão poética sobre a ciência e até revelou um certo arrependimento em sua carreira científica – não ter atuado tanto em pesquisas. “Eu provavelmente fiz mais pela ciência ao escrever livros do que teria feito através de uma pesquisa restrita, nunca teria sido um grande pesquisador”, disse.

Leia mais em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/05/richard-dawkins-o-criacionismo-e-um-insulto-ao-intelecto.html

O Google fabricará carros sem motorista

google

O Google fabricará seus próprios carros sem motorista, conforme anunciou o cofundador da empresa Sergey Brin durante a conferência Re/Code na Califórnia.

Segundo as explicações de Brin, o automóvel não terá volantes, pedais e marchas, poderá levar dois passageiros e atingirá velocidade máxima de 25 milhas por hora (40 km/h). Múltiplos sensores incluídos na máquina determinam a posição do veículo assim como a proximidade de objetos e pessoas, e o carro se moverá de acordo com estes sinais.

O executivo explicou que a empresa decidiu pela fabricação no lugar de ceder a produção a outros fabricantes. O anúncio de Brin veio antes de uma conferência programada para a tarde desta quarta, onde deverão ser fornecidos mais detalhes do projeto.

Pelas fotos divulgadas, o carro se parece mais com os atuais Smart da Mercedes do que com os protótipos mostrados há pouco tempo pela Google. No início serão fabricados 100 protótipos com controles manuais. Estes veículos já poderão circular por vários estados do país, como Califórnia ou Flórida, que mudaram as leis para permitir a circulação destes carros sempre e quando houver um condutor.

Bill Gates pode se tornar o 1º trilionário

bill

A soma de vários fatores que envolvem concentração de renda e inflação pode fazer com que o mundo forme seu primeiro cidadão trilionário em 25 anos. Imagine só uma conta bancária com tantos zeros: US$ 1.000.000.000.000. O principal candidato ao título é o homem mais rico do mundo, Bill Gates, com fortuna estimada em US$ 77 bilhões. Segundo maior acionista individual da Microsoft, da qual é fundador, Gates tem outros investimentos que o mantém no topo da riqueza, apesar das doações que faz por meio da fundação de filantropia que leva seu nome e o de sua mulher, Melinda.

O banco Credit Suisse vai além: acredita que a Terra poderá ter até 11 trilionários daqui duas gerações – sem especificar quanto tempo isso levará. Se assim for, nomes como Carlos Slim, empresário mexicano de telecomunicações, e Warren Buffet, investidor americano, deverão aparecer na lista, afinal, eles são o segundo e terceiro mais ricos, com patrimônios de US$ 71 bilhões e US$ 65 bilhões, respectivamente. Para o consultor financeiro Oliver Williams, porém, tudo pode mudar. Segundo ele, o primeiro homem a alcançar os 12 zeros na conta bancária pode ser um desconhecido que crie soluções de combate à falta de água ou desenvolva um “novo Facebook”. Independentemente do caso, aposta, o primeiro trilionário do mundo virá dos EUA.

Fonte: Business Insider/Olhar Digital

Aplicativo sobre turismo de Petrolina será lançado na FENAGRI

iphone-usuarioOs visitantes da 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI – contarão com auxílio da tecnologia para ter informações sobre o turismo de Petrolina. Isto porque uma empresa startup de tecnologia desenvolveu um aplicativo para smartphones contendo dados sobre empresas turísticas, passeios e hotéis para quem deseja desfrutar dos atrativos turísticos do Vale do São Francisco.

O dispositivo servirá basicamente como um guia, onde os visitantes poderão se situar e escolher os destinos e passeios que desejam conhecer na região. Detalhes sobre o download e instalação do aplicativo só serão disponibilizados no lançamento da feira. Os desenvolvedores já adiantaram que o app poderá ser baixado gratuitamente.

A inciativa tem o apoio da Secretaria Executiva de Turismo do município. “Estamos convidando as empresas que fazem parte do trade turístico de Petrolina para que façam parte do aplicativo. A participação dos empreendimentos não lhes trará ônus algum e é uma forma de apresentar aos visitantes e empresários os atrativos de nossa cidade”, argumenta o secretário executivo, Iuric Pires.

A FENAGRI é realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina e acontece com a parceria da EMBRAPA, SEBRAE, IFPE, Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Petrolina e outras entidades. A Feira vai acontecer entre os dias 28 a 31 de maio no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina.

Por: Thirza Santos – PMP
Assessoria de Imprensa SEDESA

Twitter muda de layout e fica parecido com o Facebook

08-04-2014-novo-layout-twitterO Twitter apresentou novo visual e layout para a página de perfil dos usuários nesta terça-feira (8), e começou a disponibilizar para todos os seus usuários a novidade. Claramente, o site ficou muito similar à interface adotada pelo Facebook  há algum tempo atrás. Este layout vinha sendo testado desde o início de 2014, mas ainda não estava disponível para os perfis do microblog.

A versão pertence por enquanto somente para web do Twitter, e brevemente deve ser disponibilizado para aplicativos e para a versão móvel. Será possível personalizar melhor a capa, destacar seus melhores tuítes, e fixar os mais importantes. A imagem de perfil aumenta de tamanho nesta nova interface.

Será possível criar filtros para encontrar tuítes específicos com fotos ou vídeos, por exemplo. Tuítes que foram mais compartilhados ou acessados terão destaque maior do que as outras publicações. 

Ao acessar perfis de outros usuários será possível escolher entre ver todos os tuítes, tuítes com fotos e vídeos ou apenas tuítes com respostas de outras pessoas.

Algumas celebridades foram utilizadas para servir de “modelos” de como os perfis ficarão gradualmente a todos os usuários. No Brasil o cantor e compositor Gilberto Gil foi o escolhido. E ao redor do mundo celebridades como Zac Efron, Channing Tatum e Floyd Mayweather, além da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já estão com o novo perfil do Twitter. 

Os antigos perfis do microblog devem aguardar o novo formato ser disponibilizado, que segundo o site, a partir desta terça-feira (8) já estará disponível a maioria dos usuários.